Você já ouviu falar que o ser humano nasce sem manual? E por isso é tão difícil conviver com ele. Compreendê-lo. Educá-lo. Ensiná-lo a ser bom, justo e honesto. A ser zeloso com seu próprio corpo. A amar e ser amado. A ser misericordioso, gentil e paciente...
Sabe aquele manual que nos ensina a utilizar um equipamento, ou um carro, ou um celular? Teria o ser humano um guia assim? Existe algum livro capaz de nos ensinar a lidar melhor com o ser humano. Isso incluindo nós mesmos?
Afirmo que sim. O ser humano tem um manual! E ele se chama Bíblia.
E o que é a Bíblia?
Uma biblioteca de 66 livros, escritos por cerca de 40 autores diferentes, num período de quase 1600 anos. Apesar disso, existe harmonia e poder em suas palavras. Enquanto muitos a amam, outros a odeiam. Alguns morrem e outros matam por ela. Por que, ainda hoje, ela continua relevante? Qual a sua importância para a nossa vida? Ela é o nosso manual de vida. Com utilidade para tudo. Vejamos.
A Bíblia foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo, e com informações úteis para todos os aspectos da vida humana, podemos comprovar isso lendo II Timóteo 3:16 (Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça), como também II Pedro 1:20,21 (sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo).
É um livro, mas também é denominada lâmpada, pois ilumina nosso caminho (Salmos 119:105) nos ajuda nas decisões que precisamos e devemos tomar.
Através dela, encontramos a salvação e a vida eterna (II Timóteo 3:15 e João 5:39). Jesus Cristo afirmou que as Escrituras (Bíblia) é a verdade (João 17:17) e que o Espírito Santo nos guia no conhecimento pleno da verdade nela contida (João 16:13).
E conhecer a verdade é libertador! (João 8:32).
A Bíblia é eterna. Ninguém pode alterá-la (Apocalipse 22:18,19 e Mateus 24:35).
E vale o destaque: a única parte ditada e escrita pelo próprio Deus são os Dez Mandamentos (Êxodo 20:1-17 e 31:18).
Quando estudamos o manual do ser humano (a Bíblia Sagrada) passamos a compreender muito mais sobre os outros e sobre a gente mesmo.
Aprendemos sobre alimentação, conduta, casamento, filhos, finanças, relacionamentos interpessoais, trabalho, governos, reinos, povos, são diversas as informações contidas neste livro.
Convido a cada leitor a se permitir, ao longo de nossa jornada, a conhecer este manual e a conhecer um pouco mais sobre si, sobre os outros e sobre o Deus Criador, Redentor, Eterno.
Que as bençãos contidas na Bíblia Sagrada sejam reais na sua vida. É o nosso desejo.
Fabiana Lopes de Almeida – Secretária da Igreja Adventista do Sétimo Dia, membra da ABLIRC e do FORLIR entidades defensoras da Liberdade Religiosa. [email protected] @fabianalopesdealmeida