O prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), foi eleito nesta quinta-feira, 10, presidente do Conselho da Região Metropolitana de Rio Preto. A votação ocorreu em chapa única durante reunião no Parque Tecnológico e confirmou também o prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, como vice-presidente, e a prefeita de Orindiúva, Mireli Martins, como secretária executiva.
Ao assumir a liderança do colegiado, Coronel Fábio destacou a importância de transformar planos em ações concretas que impactem positivamente os mais de 1 milhão de moradores da região. “É hora de sair do papel e colocar em prática projetos que alavanquem os nossos municípios. Vamos melhorar a vida das pessoas com foco em saúde, educação, meio ambiente e segurança”, afirmou.
Uma das primeiras medidas anunciadas é a criação de um escritório de projetos em Rio Preto, que terá como missão facilitar a elaboração de políticas públicas e a captação de recursos junto ao governo estadual. “Vamos encurtar o caminho entre as cidades e o Estado”, declarou o prefeito.
Durante o evento, Rio Preto foi anunciada como a segunda cidade do Estado a integrar a infraestrutura de dados espaciais de São Paulo, logo após a capital. O sistema fornecerá mapeamento geográfico e urbano preciso, aprimorando a gestão pública regional.
A cerimônia contou com a presença do subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, que apresentou o Programa Bairro Paulista. A proposta visa alinhar os municípios à política de sustentabilidade do governador Tarcísio de Freitas, promovendo espaços urbanos mais verdes e integrados.
Prefeitos também receberam o Caderno de Tipologias Urbanas Modulares, com diretrizes para habitação sustentável, pavimentação ecológica e iluminação pública com energia solar. O Conselho, que reúne 37 municípios, tem papel estratégico na articulação de políticas regionais de desenvolvimento.